25 abril, 2008

Abril, logo opino...

O que tem um jovem a dizer sobre um acontecimento que não viveu e que cujas convolações não acompanhou? O que pode alguém distanciado por quase uma década ter a dizer sobre um período da história do seu país que não teve a oportunidade de experienciar? Muito pouco! Diriam certos críticos modernistas. Tudo! Diriam os maiores conservadores, bom, isto caso a opinião fosse favorável ao passado facto, as afirmações seriam vice-versa se a mesma fosse desfavorável e lá nos perdíamos numa corrente – desconfiada – de concepções, ideias e juízos.

Talvez esse tal levantamento de 25 de Abril, desses anos lá para trás, tenha deixado como maior legado esta nossa capacidade de opinar, em tudo e por tudo. Todos temos alguma opinião sempre, sobre a postura de determinado político, sobre a conduta errónea de certo partido, a má gestão do interesse público, isto, aquilo e aqueloutro… Aí todos apontamos o dedo, agora entra o jovem que não viveu esse tal período de mudança e entra porquê?

O jovem entra porque protesta, é irreverente, quer saber para poder opinar, dizer de sua justiça, é um direito de Abril! Mas é esta geração que nos está a florescer, uma geração contestatária, que quer refilar e que quando o faz, lembra logo os capitães, para que a sociedade não esqueça que essa tal liberdade de expressão ressuscitou aí.

Permitam-me que opine, Abril não nos trouxe só a espada para lutar, trouxe um Reino novo para defender. Trouxe mais responsabilidades que apenas permissões genéricas e esta responsabilidade é um privilégio, não basta protestar. Uma sociedade evoluída constrói-se em diálogo permanente entre as instituições e o povo.
No início mencionei que talvez o maior legado de Abril, tivesse sido a faculdade de opinar, mas ora reformulo que o maior mesmo é o que nos permite ser a própria instituição e, sem mediatismos, negociar o progresso sem receio do mesmo.

“A política é o governo da opinião” Carlo Bini

Saulo Chanoca

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial